-
Arquitetos: Bruno Stephan, COTA760
- Área: 540 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Cris Farhat
-
Fabricantes: Concresteel, Deca, Florense, Italínea Planejare, Lightsource, Neogran Marmoraria, Pedras Bellas Artes, REKA, Securit, Serralheria Mobiliário, Tuboar, Ulimax
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa de mais de 60 anos sempre permaneceu na mesma família e foi ocupada por diferentes configurações familiares. Nessa nova fase, os moradores decidiram fazer uma grande transformação para que nos próximos anos a residência atendesse com mais conforto aos seus usos, se tornando um lugar de reunião de toda a família. Duas regiões da casa eram foram o centro da intervenção. De um lado cozinha, copa, despensa e quarto de funcionários mantinham uma configuração tradicional segregado cada espaço. Do outro lado, a suíte do casal era precedida por uma ampla ante-sala, deixando bastante espaço livre. Ao mesmo tempo o quarto dividia espaço com um closet apertado, deixando para a cama um recinto de área reduzida e com uma pequena janela voltada ao recuo.
Observando essas duas frentes, o projeto buscou reorganizar a área da cozinha integrando todos os ambientes com o salão principal da casa e ampliar a suíte tornando-a mais confortável. Um princípio que permeou as ações em todos os ambientes foi a vontade de abrir a casa para seus espaços exteriores, aproveitar ao máximo a luz natural e integrar a vegetação dos jardins com o espaço interno. A demolição de todas as alvenarias na ala da cozinha permitiu repensar sua organização ao redor de uma grande bancada central que é dividida entre área de preparo e bancada para refeições rápidas. Ao fundo, ficaram concentradas as pias, de frente para a nova e grande janela. Em cada extremidade desta nova cozinha uma porta conduz para o quintal, para lavanderia e para o jardim da churrasqueira, organizando todos os fluxos ao longo de eixos claros e diretos.
A sala principal da casa assumiu a função de espaço de estar e convívio, e não mais apenas de uma sala de visitas. A maior parede da sala teve o revestimento removido de modo que os tijolos de barro ficassem aparentes. À sua frente, uma grande estante de aço foi desenhada para dar suporte ao ambiente. A área de churrasqueira e forno de pizza também foi remodelada para estabelecer uma relação mais clara com a sala e facilitar a circulação entre os espaços e em direção à piscina. Com a demolição intensa desta zona, foi possível explorar uma nova composição de materiais e harmonizar cores e texturas com o estilo original da casa. Um novo piso em placas de concreto unificou todos esses espaços. As antigas janelas de alumínio foram substituídas por madeira, padrão original da casa. E as estruturas de concreto que apareceram na demolição foram deixadas à mostra.
No quarto, além da ampliação do espaço com a nova configuração, uma grande mudança foram as novas aberturas. A janela existente foi substituída por uma maior de mesmo modelo e foi aberta uma porta de vidro que permite a conexão direta da suíte com a piscina, através de um deck em madeira que criou uma varanda para o quarto. Essa transformação reverberou em uma grande valorização dessa área externa antes isolada do cotidiano da casa.